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ATENÇÃO: O que Ninguém Nunca te Disse Sobre Foco

“Preste atenção!”

“Se você apenas se concentrou mais, você se tornou bem sucedido!”

 

Todos nós provavelmente ouvimos esses tipos de comparações de um professor ou de um pai. E a maioria de nós provavelmente se incomoda diariamente por nossa incapacidade de se manter concentrado em uma tarefa importante. Nesse mundo de distrações somos o tempo todo capturados por fotos, textos, tweets, zaps, etc.

 

A cada dia, mais e mais pessoas estão lamentando seu pensamento disperso e têm um forte desejo de melhorar sua atenção e foco. A evidência revela: o número de pessoas que procuram nos buscadores pelo tema “como se concentrar” é impressionante. Aumentou drasticamente nos últimos cinco anos, e duas das postagens mais populares do nosso blog são sobre a remoção de distrações na web e a melhoria da concentração .

 

Muitos querem melhorar a atenção, mas falta compromisso. Quando falhamos no objetivo de manter o foco em algo, a resposta comportamental típica é redobrar nossos esforços e jurar aos deuses que nunca mais perderemos tempo com coisas sem sentido novamente. Mas, no dia seguinte, nos encontramos novamente absortos na dispersão.

 

Oque está acontecendo? Por que é tão difícil manter a nossa atenção?

 

Ao responder a esta pergunta, é comum apontar para a crescente quantidade de distrações em nosso mundo moderno e / ou falta de disciplina individual. Esses fatores são certamente parte do problema, mas há uma questão subjacente mais fundamental em jogo: as pessoas querem dominar sua atenção, mas eles não sabem o que realmente é a atenção.

 

Como assim, eu não sei o que é atenção?

 

Quando a maioria das pessoas pensa em atenção, eles pensam na capacidade de se concentrar completamente em uma coisa sem serem distraídos. Então, quando eles começaram a tentar melhorar sua atenção, é nisso que eles se aplicam. Mas o foco único é na verdade apenas uma faceta da atenção. Pesquisa recente mostrou que a atenção realmente vem em diferentes formas.

 

Dominando sua atenção então, é como ser o comandante supremo das forças armadas de sua mente; em vez de colocar continuamente a mesma unidade na linha da frente e estar consternado cada vez que sua trincheira é invadida pelo inimigo, você organiza as suas tropas de forma inteligente e deliberada para que possam ser proativas, ao invés de reativas.

 

 

Em suma, o domínio da atenção é o gerenciamento de atenção

 

Como você não pode mudar o que não pode entender, nesta primeira parte do post vamos mergulhar na natureza da atenção – o que é, como funciona e por que é tão importante. Ao entender como a atenção funciona, estaremos melhor equipados para gerenciá-la.

 

Vamos começar!

E preste atenção, porra!

 

 

 

 

O que é atenção?

 

“Conhecer algo sobre a mecânica da sua atenção pode ser tão poderoso quanto qualquer terapia ou medicamento.” – Steven Johnson

Há muito acontecendo o tempo todo ao seu redor e mesmo dentro do seu próprio corpo. Se não tivéssemos a capacidade de sintonizar-nos com coisas específicas, ignorando o resto, ficamos loucos. Na verdade, os neurocientistas acreditam que a razão pela qual o LSD causa experiências psicodélicas é que a droga inibe as redes de atenção do nosso cérebro, causando assim uma sobrecarga sensorial. Se não tivéssemos a capacidade de prestar atenção, a vida seria uma longa viagem LSD.

“O universo é mudança; nossa vida é reflexo dos nossos pensamentos.”-Marcus Aurelius , Meditações

O que decidimos prestar atenção e o que decidimos ignorar molda a nossa existência e a nossa realidade (ou, como disse Yoda, “Seu foco é a sua realidade”). Como todos prestam atenção a coisas diferentes, todos têm diferentes concepções da realidade. A atenção explica por que três testemunhas oculares diferentes podem ter três relatos diferentes de um crime e por que os casais se envolvem em brigas baseadas na percepção individual. Todos estão treinando suas lentes focais em diferentes coisas e enquadrando “partes da realidade” à sua maneira.

Assim, a atenção é, em poucas palavras, a capacidade de se concentrar em certos estímulos ou pensamentos ao ignorar os outros, o que, por sua vez, configura como percebemos e experimentamos o mundo que nos rodeia.

 

 

 

Ok. Mas como exatamente a atenção funciona?

 

Bem, é muito mais complexo do que você pensaria. Não há uma fonte de “atenção”, não existe uma parte do cérebro que você pode simplesmente direcionar. Em vez disso, a atenção envolve uma combinação complexa de diferentes processos cognitivos – como memória de trabalho e controle executivo – que funcionam juntos em uníssono. Além disso, existem diferentes tipos de atenção, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens.

 

Tipos de atenção

 

Atenção involuntária

A atenção involuntária não é controlada conscientemente por nós, mas sim por estímulos atraentes em nosso ambiente.

 

Nós experimentamos atenção involuntária quando ouvimos um ruído de cobra na grama a noite, não vemos a cobra, mas sensação de perigo nos coloca em alerta. Isso também acontece quando estamos diante de algo novo, nunca experimentado por nós.

 

Para os nossos antepassados, a atenção involuntária ajudou-os a evitar o perigo e a encontrar recompensas – isso lhes permitiu reagir rapidamente aos predadores ou descobrir novos recursos.

 

Os estímulos que possivelmente são perigosos normalmente captam a nossa atenção involuntária mais do que estímulos que podem levar a uma recompensa; Em tempos primitivos, simplesmente sobreviver era mais importante do que avançar. Isso explica por que o testemunho de testemunhas oculares durante um crime violento geralmente não é confiável. Uma vítima ou espectador se concentrará automaticamente na arma sendo usada, enquanto todo o resto, incluindo o rosto do agressor ou o que ele estava vestindo, se torna um borrão.

 

Do ponto de vista evolutivo, há um benefício para reagir automaticamente a estímulos potencialmente perigosos ou gratificantes. No entanto, na era moderna, nossa atenção involuntária foi seqüestrada pelo constante fluxo de coisas acontecendo ao nosso redor – ruído urbano, TV, pings de smartphones, música de fundo, etc.

 

“Olhe, vejo um urso!” Tornou-se ” Veja um vídeo engraçado no YouTube!

Mensagem na tela: novo post no site de notícias!

Uma foto do meu amigo no Facebook …

Veja o histories…

Curta a página.

 

“Basicamente, a sensibilidade da nossa atenção involuntária ao novo e incomum é a razão pela qual a internet nos rouba atenção o tempo todo.

 

Entretanto, nossa atenção involuntária pode ser dominada por uma investida de distrações, a estimulação disso nos coloca em um estado de “pequeno prazer” que acalma a mente e dá a nossa atenção voluntária (veja abaixo) um intervalo. Sair para a natureza nos coloca neste estado de pequeno prazer – há coisas diferentes para ver, enquanto caminhando na floresta, o fluxo de estímulos recebidos é tão lento e suave que nossa mente se sente simultaneamente engajada e em repouso. Por esta razão, gastar tempo na natureza não só se sente bem, mas foi mostrado para aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

 

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Atenção Voluntária

 

Atenção voluntária é um processo de focalização sobre o qual temos controle consciente. Em vez de permitir que nossa atenção seja roubada por qualquer estimulo, escolheremos de forma consciente para qual estimulo queremos que ela se direcione.

 

A atenção voluntária requer esforço, força de vontade e concentração intencional.

Quando seu professor da escola primária lhe dizia para “prestar atenção!”, Ele estava dizendo para você usar sua atenção voluntária.

 

Você exerce sua atenção voluntária quando você decide qual dos estímulos que bombardeiam sua atenção involuntária você ignorará.

 

Exemplo: Quando você escolhe não atender o seu celular, enquanto está tomando um táxi.

 

Nós também invocamos nossa atenção voluntária quando tentamos fechar todos os estímulos concorrentes para se concentrar em uma única tarefa, como escrever um email, ler um livro, meditar ou mesmo jogar um videogame.

 

Quanto mais estímulos existem em competição por nossa atenção involuntária, mais nossa atenção voluntária tem que trabalhar para se manter comprometida com a tarefa em questão.

 

Por exemplo, a nossa atenção voluntária entra em sobrecarga quando tentamos conversar com uma pessoa em um restaurante barulhento. Em um ambiente como esse há muitas coisas acontecendo ao nosso redor – os garçons que tomam pedidos, outras pessoas andando, crianças que choram – podemos ignorar todas essas coisas e apenas prestar atenção à conversa (na maioria das vezes, é claro).

 

É uma façanha cognitiva bastante surpreendente se você parar e pensar sobre isso. Pode ser por isso que adicionar mais uma distração ao ambiente – um smartphone na mesa – pode acabar tirando você da conversa sem que você perceba; Sua atenção voluntária já está funcionando tão sobrecarregada que se torna impossível se concentrar verdadeiramente na conversa! Você até escuta, mas não houve, não assimila, pois não está atento o suficiente, e isso te desconecta da outra pessoa. Você está presente, mas está inteiramente acessível.

 

Se a atenção involuntária permitiu que nossas espécies sobrevivessem, a atenção voluntária é o que realmente nos ajudou a evoluir. É através da atenção voluntária que as cidades foram construídas, as guerras foram conquistadas e obras-primas escritas. Em um nível individual, a atenção voluntária é o que permite avançar com seus objetivos pessoais. Quando você planeja sua semana , escreve as suas metas anuais, ouve um ente querido ou trabalha no desenvolvimento de um novo hábito , você usa sua atenção voluntária.

 

A atenção voluntária, assim como a força de vontade, existe em quantidade limitada em nós. Parte da razão pela qual as pessoas se queixam tanto de se sentir distraídas ou ter um curto período de atenção é que nosso mundo moderno exige a nossa atenção voluntária o tempo todo e isso é assustador. Não conseguimos ficar concentrados o tempo todo, precisamos de escapes.

 

Todos os dias temos que conscientemente decidir ignorar um oceano de estímulos, desde os simples ruídos de uma cidade, até outdoors eletrônicos, pings de smartphones, mensagens de texto, etc. Além disso, mudar constantemente o foco da nossa atenção também nos desestabiliza. A ciência nos mostra que a atenção voluntária é semelhante à força de vontade, por isso, também pode ser fortalecida com certos exercícios e práticas. (Conheça um método simples e eficaz para dominar a sua atenção seletiva em 28 dias)

 

 

Modo padrão: Mente errante

 

Quando um estímulo externo não está envolvendo nossa atenção involuntária ou não estamos usando nossa atenção voluntária para atender a uma tarefa ou pensamento específico, nossa mente muda para um modo padrão chamado “mente errante” – o que muitas vezes nos referimos como sonhar acordado.

 

Muitas pesquisas foram feitas sobre a errância mental, mas os cognitivos e os neurocientistas ainda discordam sobre o que exatamente está acontecendo com nossa atenção sempre que nos envolvemos nela. Por um lado, a mente errante tira nossa atenção voluntária de qualquer tarefa em que possamos estar trabalhando no momento. Muitas vezes acontece enquanto nos dedicamos a atividades de baixa cognição, como tomar banho, caminhar, exercitar ou até mesmo ler.

 

Você já se deparou com alguém distraído, absorto em seus pensamentos a ponto de parecer “viajando em sonhos”?

 

Por exemplo, você pode estar lendo esta publicação, mas pensando sobre o que você vai comer no jantar esta noite. Então você não está prestando atenção total ao texto do livro bem na sua frente …

 

Por outro lado, a pesquisa mostrou que, quando nos comprometemos a vagar, nossos cérebros realmente usam as mesmas regiões que são utilizadas quando estamos tentando exercer atenção voluntária. Mesmo que não prestem atenção à tarefa em questão, estamos prestando atenção aos nossos pensamentos de distração (como o jantar da noite).

 

Hmmm … o que está acontecendo aqui?

 

A resposta é que a mente errante é um verdadeiro paradoxo cognitivo. Quando nossa mente vagueia, usamos nossa atenção voluntária, não viaja necessariamente sobre aquilo em que queríamos prestar atenção originalmente.

 

Mente errante é uma faceta importante em nosso sistema de atenção, gastamos boa parte do nosso tempo neste modo padrão – cerca de 50% de nossos pensamentos de despertar são “sonhos acordados”. Passar o tempo neste estado tem benefícios e desvantagens, e é importante entender o porquê isso acontece.

 

 

 

A desvantagens da mente errante

 

Além do fato de que a mente vagando nos impede de estar totalmente presente no que você está fazendo, existem outras desvantagens para o modo padrão do nosso cérebro. Quando deixamos nossas mentes vagarem, geralmente nos desviamos para pensamentos e emoções negativas. Estamos focados em problemas não resolvidos, conflitos com colegas de trabalho e namoradas, metas não cumpridas, contas a serem pagas, até um momento embaraçoso de ocorreu a dez anos.

 

A pesquisa mostrou que mesmo os pensamentos neutros que surgem quando nossa mente vagueia tendem a ser sombreados com um tom emocional negativo. Além do mais, uma vez que o fluxo negativo de pensamento / emoção entra na mente vagando, tendemos a ruminar esses pensamentos (como uma vaca que mastiga seu capim), o que nos puxa mais e mais profundamente para uma fossa.

 

Não só tendemos a nos concentrar no negativo quando nossas mentes vagam, esse fluxo de negatividade é tipicamente dirigido a nós mesmos, porque somos o assunto mais comum de nossas reflexões. O vício da negatividade e o auto-foco nos transforma em sonhadores acordados. (“Ninguém se importa. Estou tão triste”). O que é interessante é que, uma vez que começamos a aumentar nossa atenção voluntária novamente e a mudar a zona de erradicação da mente, as regiões envolvidas com preocupações emocionais e auto-referenciais são silenciosas e começamos a nos sentir melhor. 

 

 

Os benefícios da mente errante

Apesar das desvantagens da mente, a pesquisa mostrou que há alguns benefícios para gastar tempo nessa zona cognitiva. Primeiro, a mente errante é apenas o caminho do seu cérebro de dirigir o poder de processamento não utilizado para resolver problemas não resolvidos em sua vida. Tendemos a seguir em direção a problemas e emoções negativas quando deixamos a mente vagar, mas nossa mente flutua para essas coisas com a esperança de resolvê-las. O desvio de negatividade do vagueamento mental é apenas uma tentativa que nos levar a trabalhar nas questões em nossas vidas que precisam de solução.

 

Em segundo lugar, enquanto tendemos a nos concentrar nos aspectos negativos quando “sonhamos”, podemos também experimentar pensamentos e emoções positivas. Os cientistas cognitivos chamam essas reflexões de espaço cor rosa de “sonhos positivos”. Durante a devaneação positiva e construtiva, nos envolvemos no planejamento futuro, relembramos experiências emocionais positivas e nos envolvemos em um raciocínio moral.

 

Em terceiro lugar, a mente errante pode fazer com que nossos sucos criativos fluam. Um estudo mostrou que os indivíduos que deixam a mente vagar por um tempo antes de resolver um problema ou assumir um desafio, foram capazes de gerar 40% mais ideias originais do que indivíduos que não permitiram que as suas mentes vagassem antes de começar.

 

A mente errante aumenta a criatividade porque é desestruturada. Ao permitir que nossa mente passe livremente sobre as becos e vielas do nosso cérebro, podemos fazer conexões que, de outra forma, não faríamos se estivéssemos direcionando nossa atenção para uma única solução. Mind wandering explica por que muitos dos grandes insights e descobertas da história foram feitos enquanto caminhavam ou mergulhavam em um lago.

 

Finalmente, e o mais importante, o sonhar acordado dá aos seus sistemas de atenção voluntária e involuntária uma pausa. Estamos cercados por uma cacofonia de estímulos que constantemente competem pela nossa atenção. Para ser verdadeiramente eficaz com nossa atenção preciosa, precisamos de períodos em que não estamos atentos a nada.

 

Para resumir, a mente vagando pode ser boa ou ruim, dependendo de como você a gerencia. Enquanto a pesquisa sugere que a inclinação de nossa mente negativa ou positiva depende em grande parte do nosso temperamento genético, a pesquisa também mostra que temos a capacidade consciente de empurrar nossa mente errante para modos mais construtivos.

Reconhecer cada um dos estados de atenção será fundamental para que você consiga gerenciar a sua atenção.

 

 

ATENÇÃO: Foco estreito x foco amplo

 

Uma vez que decidimos dirigir nossa atenção voluntária para um certo estímulo, podemos fazê-lo com atenção focal estreita ou ampla.

 

A diferença entre o foco estreito e amplo é perfeitamente explicada com uma analogia do futebol americano. Quando um quarterback cai para um passe, ele terá inicialmente atenção ampla. Ele vai olhar todo o campo de jogo, identificar defensores e encontrar um receptor aberto. O seu olhar é sistêmico e busca captar toda informação possível. Uma vez que ele decide para qual receptor irá jogar, ele mudará para uma atenção focada estreita, calculando o melhor momento para jogar a bola e o tipo de velocidade e arriscá-la para conseguir com sucesso a bola nas mãos do receptor. (todo esse processo leva em média 2,75 segundos).

 

A atenção concentrada ampla (ou aberta) é excelente para se orientar, entender o “quadro geral” e compreender sistemas e relacionamentos complexos. Isso nos dá uma concepção rápida de uma situação. No entanto, a atenção do foco amplos não é tão útil para gerenciar detalhes importantes como seu talão de cheques,  agenda de trabalho ou editar, digamos, uma postagem de blog.

 

A atenção focal estreita (ou nítida) nos permite ser eficiente, produtivo e meticuloso. No entanto, um foco muito estreito pode levar à visão restrita, fazendo com que perca de vista fatores e detalhes importantes. A desvantagem da atenção do foco estreito é melhor ilustrada no famoso teste de gorila invisível, veja no vídeo abaixo.

 

Nem atenção ampla nem estreita é “melhor” do que a outra – cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Mais uma vez, o truque é aprender a gerenciar os dois e saber quando mudar para um tipo de foco ou o outro.

 

Algo que torna essa ideia mais fácil de entender é compreender como a emoção interage com o foco estreito e amplo. A pesquisa mostra que, quando nos concentramos em atenção focalizada, o nosso viés de negatividade aumenta e é mais provável que possamos viver emoções negativas e / ou perder estímulos positivos. Por outro lado, quando nos deslocamos para uma atenção ampla, nos sentimos mais felizes e mais otimistas.

 

Pense nos argumentos que você usou quando discutiu com a sua esposa sobre quem está fazendo mais tarefas em casa. Estudos demonstraram que cada um dos cônjuges acredita que estão fazendo a parte mais pesada – o que, claro, é impossível. O foco estreito de cada cônjuge ajuda-os a lembrar-se de quantas vezes eles tiraram o lixo e cozinharam a refeição naquela semana, ou seja, só olham o próprio umbigo, esquecem de ampliar o foco tomando conhecimento sobre todas as coisas que seu parceiro fez na mesma semana.

 

Mudar para um foco mais amplo irá te ajudar a ser justo e ter mais empatia com o seu cônjuge.

 

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Os benefícios de aprender a gerenciar sua atenção

 

Quando você pensa sobre os benefícios da atenção, você provavelmente pensa o quão crucial é abordar desafios intelectuais, como escrever teses ou ler qualquer coisa com mais de 800 palavras. E, de fato, a pesquisa confirmou o que todos nós já reconhecemos intuitivamente – que a capacidade de administrar nossa atenção é o gatilho do sucesso nos empreendimentos cognitivos.

 

Por exemplo, os alunos que sabem como prestar atenção aos seus estudos durante longos períodos de tempo, produzem um desempenho melhor do que os alunos que não podem, e esses mesmos alunos geralmente superam seus pares menos atentos mais tarde na vida.

 

Mas depois de ler este post, espero que perceba que a atenção não é apenas crucial para o estudo. A pesquisa mostra que melhorar nossa atenção tem uma variedade de benefícios que se estendem para várias áreas de nossas vidas:

 

  • Melhora os relacionamentos– a atenção permite que você esteja totalmente presente com outro indivíduo, o que os faz sentir reconhecidos, compreendidos e amados.
  • Aumenta a resiliência– tendo um controle sobre a sua atenção, você pode dirigi-lo para eventos positivos, e longe de rumar sobre o negativo.
  • Aumenta a felicidade– ser capaz de mudar uma determinada situação para um foco amplo pode ajudá-lo a perceber coisas boas e ver oportunidades e conexões que de outra forma você perderia.
  • Aumenta a criatividade– engajando-se intencionalmente nas sessões errantes e provocando-as em direções positivas pode ajudar a tornar-se mais criativo na solução de problemas.
  • Aprofunda a nossa sabedoria– as sessões errantes da mente podem encorajar o pensamento profundo, a aplicação do raciocínio moral e os debates internos produtivos.
  • Melhora o nosso pensamento crítico: a atenção não só permite que você leia e digite um texto longo, mas realmente discuta e analise.

 

Além dos benefícios que a melhoria da gestão da atenção traz ao indivíduo, vários críticos sociais e filósofos argumentam que a diminuição da atenção da nossa sociedade está nos levando a uma nova “era das trevas culturais” na qual a maioria dos indivíduos não têm mais o foco profundo e senso crítico necessário para sintetizar e avaliar informações ou expressar pensamentos complexos. Em vez disso, vivemos em um mundo de “just in time” em que tudo acontece agora, a informação é transmitida através de memes e tweets, e a assimilamos sem aprofundar as fontes e a compartilhamos sem se quer pensar sobre.

 

Pode-se argumentar que as crises e o mal-estar geral que experimentamos nos nos últimos trinta anos são, no centro, uma crise de atenção. Nós estamos prestando atenção aos problemas errados ou muito distraídos pela próxima “polêmica” para resolver os problemas em questão.

 

Conclusão: se você quiser melhorar a si mesmo e ao mundo ao seu redor, o primeiro passo é aprender a gerenciar a sua atenção. É a locomotiva do progresso humano.

 

 

Conclusão

O domínio da atenção é uma atenção bem gerida. Como qualquer bom gerente, você precisa conhecer os pontos fortes e fracos dos seus diferentes membros da equipe. Que tipo de atenção prepondera em sua equipe e como você pode direcioná-la?

 

Até agora, você deve entender os pontos fortes e fracos de seus modos involuntários, voluntários e mentalmente errantes, bem como os prós e os contras de ter um foco amplo ou estreito. Com este quadro mental, podemos aplicar esse conhecimento à criação de ações concretas e específicas que melhorem e fortaleçam os aspectos específicos da nossa atenção e gerenciem seus diferentes elementos. O objetivo final é estabelecer a capacidade de atenção completa e eficaz que o ajudará a alcançar a excelência em todas as áreas da sua vida.

 

 

 Se você chegou ao fim deste post isso significa que conseguiu utilizar a sua Atenção Voluntária para exercitar o seu Foco Estreito. Parabéns!!!

 

Recomendamos que faça uma pausa de no mínimo 10 minutos e permita que a sua mente vagueie, em seguida gostaríamos que aceitasse um convite muito ousado.

 

Queremos que você amplie a sua mentalidade sobre foco permitindo-se ter acesso ao Foco Multiplo.

 

Autores: Brett e Kate McKay | By Mara Mello

 

Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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