Akrasia-Procrastinação

O EFEITO AKRASIA: Por que não fazemos o que tem que ser feito?

No verão de 1830, Victor Hugo enfrentava um prazo impossível. Doze meses antes, o famoso autor francês fez um acordo com a editora para escrever um novo livro intitulado The Hunchback of Notre Dame . Tomado pela akrasia ele quase coloca uma das suas maiores obras a perder.

 

Em vez de escrever o livro, Hugo passou o próximo ano buscando outros projetos, entretendo convidados e atrasando seu trabalho no texto. A editora de Hugo ficou frustrada por sua repetida procrastinação e respondeu ao estabelecer um prazo formidável. A editora exigiu que Hugo terminasse o livro em fevereiro de 1831 – a menos de 6 meses de distância.

Hugo desenvolveu um plano para vencer sua procrastinação. Ele pegou todas as suas roupas, as tirou das câmaras e as trancou e pediu que a sua esposa escondesse a chave. Ele não tinha nada para vestir, exceto um grande xale. À falta de roupas adequadas para sair ao ar livre, Hugo não estava mais tentado a sair da casa e se distrair. Permanecer dentro e escrever era sua única opção.

 

Procrastinação

Victor Hugo como fotografado por Etienne Carjat em 1876. A essa altura, parece que ele desbloqueou suas roupas e as colocou de volta.

A estratégia funcionou. Hugo permaneceu em seu estudo todos os dias e escreveu furiosamente durante o outono e o inverno de 1830. O corcunda de Notre Dame foi publicado duas semanas antes, em 14 de janeiro de 1831.

 

 

O antigo problema de Akrasia

 

Os seres humanos procrastinam há séculos. Mesmo artistas prolíficos como Victor Hugo não são imunes às distrações do cotidiano. O problema é tão intemporal, de fato, que filósofos gregos antigos como Sócrates e Aristóteles desenvolveram uma palavra para descrever esse tipo de comportamento: Akrasia

 

Akrasia é o estado de agir contra o seu melhor julgamento. É quando você faz uma coisa, mesmo sabendo que deveria estar fazendo outra. Mal traduzido, você poderia dizer que a akrasia é procrastinação ou falta de autocontrole.

Akrasia é o que o impede de seguir o que você pretende fazer.

 

Por que Victor Hugo se comprometeria a escrever um livro e depois descansar por mais de um ano? Por que fazemos planos, fixamos prazos e comprometemos com objetivos, mas depois não conseguimos segui-los?

 

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Por que fazemos planos, mas não agimos

 

Uma explicação para o porquê da akrasia governa nossas vidas e a procrastinação nos puxa tem que ver com um termo de economia comportamental chamado “inconsistência no tempo”.

 

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A inconsistência temporal refere-se à tendência do cérebro humano de valorizar as recompensas imediatas mais do que recompensas futuras.

 

Quando você faz planos para si mesmo – como definir uma meta para perder peso ou escrever um livro ou aprender um idioma – você está realmente fazendo planos para seu futuro eu. Você está imaginando o que você quer que sua vida seja no futuro e quando você pensa sobre o futuro é fácil para o seu cérebro ver o valor na tomada de ações com benefícios a longo prazo.

 

Quando chegar a hora de tomar uma decisão, você não está mais fazendo uma escolha para seu futuro eu. No momento e seu cérebro está pensando sobre o eu presente. E os pesquisadores descobriram que o eu atual gosta muito de gratificação instantânea, e não de recompensa de longo prazo.

 

Esta é uma razão pela qual você pode ir para a cama se sentindo motivado para fazer uma mudança em sua vida, mas quando você acorda, encontra-se caindo em padrões antigos. Seu cérebro valoriza os benefícios a longo prazo quando estão no futuro, mas valoriza a gratificação imediata quando se trata do momento presente.

 

Esta é uma das razões pelas quais a capacidade de atrasar a gratificação é um grande preditor de sucesso na vida. Entender como resistir à atração da gratificação instantânea – pelo menos ocasionalmente, se não de forma consistente – pode ajudá-lo a superar a distância entre onde você está e onde deseja estar.

 

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O quadro que você precisa para vencer procrastinação

 

Aqui estão três maneiras de superar a akrasia, vencer a procrastinação e seguir o que você pretende fazer.

 

Estratégia 1: Desenhe suas ações futuras.

 

Quando Victor Hugo trancou suas roupas para que ele pudesse se concentrar em escrever, ele estava criando o que os psicólogos se referem como um “dispositivo de compromisso“. Os dispositivos de compromisso são estratégias que ajudam a melhorar o seu comportamento, aumentando os obstáculos ou os custos dos maus comportamentos ou reduzindo o esforço necessário para bons comportamentos.

 

  • Você pode controlar seus futuros hábitos alimentares comprando alimentos em pacotes individuais, em vez do tamanho maior.Ou eliminar da geladeira doces, refrigerantes e produtos industrializados.
  • Você pode parar de perder tempo em seu telefone, excluindo jogos ou aplicativos de redes sociais.
  • Você pode reduzir o vício de ficar assistindo besteirol na TV ao escondê-la em um armário e apenas retirá-la nos dias em que tiver algo realmente importante para assistir. Ou deixar o controle remoto sem pilhas.
  • Você pode voluntariamente pedir para ser adicionado à lista banida em casinos e sites de apostas online para evitar futuros conflitos de jogo.
  • Você pode criar um fundo de emergência ao configurar uma transferência automática de fundos para sua conta de poupança.Estes são dispositivos de compromisso.

 

As circunstâncias diferem, mas a mensagem é a mesma: os dispositivos de compromisso podem ajudá-lo a projetar suas ações futuras. Encontre formas de automatizar o seu comportamento de antemão, em vez de depender da força de vontade no momento.

 

Seja o arquiteto de suas ações futuras, não a vítima delas. 

 

 

Estratégia 2: Reduza o atrito do início

 

A culpa e frustração de procrastinar é geralmente pior do que a dor de fazer o trabalho. Nas palavras de Eliezer Yudkowsky, “Em um momento a momento, estar no meio de fazer o trabalho geralmente é menos doloroso do que estar no meio de procrastinar”.

 

Então, por que ainda procrastinamos? Porque a dificuldade não está  na  execução, mas sim em começar a atividade. O atrito que nos impede de agir geralmente é centrado em começar o comportamento. Uma vez que você começa, muitas vezes é menos doloroso fazer o trabalho. É por isso que muitas vezes é mais importante construir o hábito de começar quando você está começando um novo comportamento do que se preocupar se você é ou não bem sucedido no novo hábito.

 

Coloque todo o seu esforço e energia para construir um ritual e torná-lo o mais fácil possível para começar. Não se preocupe com os resultados até que você tenha dominado a arte de iniciar.

 

 

Estratégia 3: Utilize as intenções de implementação.

 

Uma intenção de implementação é quando você declara sua intenção de implementar um comportamento específico em um momento específico no futuro. Por exemplo, “vou exercer durante pelo menos 30 minutos em [DATA] em [LUGAR] em [TIME]”.

 

Existem centenas de estudos de sucesso que mostram como as intenções de implementação impactam positivamente, desde exercícios físicos até vacinas contra a gripe. No estudo de tiro à gripe, os pesquisadores analisaram um grupo de 3.272 funcionários em uma empresa do meio oeste e descobriram que os funcionários que anotaram a data específica e a hora em que planejavam obter a vacina contra a gripe eram significativamente mais propensos a acompanhar semanas depois.

 

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Nossos cérebros preferem recompensas instantâneas para pagamentos a longo prazo. É simplesmente uma conseqüência de como nossas mentes funcionam. Dada essa tendência, muitas vezes temos que recorrer a estratégias loucas para fazer as coisas – como Victor Hugo bloqueando todas as suas roupas para que ele pudesse escrever um livro. Mas eu acredito que vale a pena gastar tempo criando esses dispositivos de compromisso se seus objetivos forem importantes para você.

 

 

Aristóteles cunhou o termo enkrateia como antônimo da akrasia . Enquanto a akrasia se refere à nossa tendência a ser vítima de procrastinação, enkrateia significa estar “no poder sobre si mesmo“. Projetando suas ações futuras, reduzindo a fricção de iniciar bons comportamentos e usando intenções de implementação são passos simples que você pode tomar para torná-lo mais fácil viver uma vida de enkrateia em vez de uma da akrasia .

 

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Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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