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16 EXERCÍCIOS SIMPLES DE CONCENTRAÇÃO QUE VOCÊ DEVE EXPERIMENTAR

Desenvolver a concentração não é uma tarefa fácil, pois depende de uma série de fatores, incluindo o ambiente externo e sua própria mentalidade. A concentração é o instrumento utilizado para disciplinar sua mente para melhorar o foco. No entanto, sua mente tenderá a resistir aos seus esforços, uma vez que ama se sentir livre de obrigações

Assim como exercitamos o corpo, podemos também exercitar e treinar a nossa mente para aumentar a capacidade de concentração. Ao praticar 10 a 15 minutos de exercícios por dia,você será capaz de treinar e disciplinar sua mente e, portanto, melhorar sua concentração.

Antes de fazer estes exercícios, é necessário que você se comprometa e prepare o ambiente. Primeiro de tudo, você terá que encontrar um lugar onde você possa ficar sozinho sem qualquer distúrbio. Você pode se sentar de pernas cruzadas no chão ou em uma cadeira com a coluna ereta. Respire profundamente algumas vezes e relaxe o corpo para direcionar sua atenção para ele. Para começar, você pode praticar esses exercícios por 10 minutos e depois aumentar o tempo para 15 minutos após algumas semanas de treinamento.

 

 

 

Exercícios de Concentração

Exercício 1

Pegue um livro ou uma revista e conte o número de palavras em um único parágrafo. Conte-os novamente para garantir que você tenha contado corretamente. Você pode começar com um parágrafo e, à medida que se acostumar, passe para a contagem de palavras em dois parágrafos. Em seguida, passe para a contagem de palavras em toda a página. Certifique-se de realizar a contagem mentalmente e apenas com os olhos sem apontar o dedo para cada palavra. Este é um dos exercícios cerebrais mais simples para melhorar a concentração.

 

Exercício: 2

Outro exercício para aumentar a concentração é contar para trás em sua mente de cem para um. Depois de ter dominado isso, passe para a contagem de cem para um, mas desta vez pulando três números, como 100, 97, 94, 91, 88 etc.

 

Exercício: 3

Selecione uma palavra inspiradora ou apenas um som simples e pense nisso em sua mente, repetindo-a em sua mente por 5 minutos. Uma vez que sua mente tenha começado a se concentrar facilmente, passe para 10 minutos de concentração ininterrupta.

 

Exercício: 4

Tente suprimir seus pensamentos por pelo menos 5 minutos. Isso parece muito difícil, mas com a prática regular, você pode fazê-lo. Comece com um minuto e aumente gradualmente o tempo. Tente o seu melhor para ficar em branco por 5 minutos sem um único pensamento em sua mente. Isso levará tempo, mas gradualmente você vai melhorar e, assim, sua concentração também será excelente. Não tente se esforçar se você achar difícil inicialmente. Apenas tente dar o seu melhor. Quando terminar, pare e tente novamente no dia seguinte. Este é um dos exercícios mais difíceis de concentração.

 

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Exercício: 5

Sente-se em uma cadeira com a cabeça erguida, o queixo para fora e os ombros para trás. Levante o braço direito até o nível do ombro, apontando para a direita. Olhe em volta, movendo apenas a cabeça e fixe o seu olhar nos seus dedos. Enquanto isso, mantenha os braços perfeitamente imóveis por um minuto. Repita este exercício com o braço esquerdo. Quando conseguir manter os braços perfeitamente firmes, aumente o tempo para chegar a 5 minutos com cada braço. A posição mais fácil é virar a palma da mão para baixo quando estiver estendida. Se conseguir manter os olhos fixos nas pontas dos dedos, será capaz de dizer se o seu braço está perfeitamente imóvel.

 

Exercício: 6

Este exercício visa melhorar o seu foco. Segure uma fruta como uma maçã, banana ou uma laranja na mão e examine-a por todos os lados, enquanto focaliza sua atenção nela. Não se deixe levar por pensamentos irrelevantes que possam surgir em sua mente ou pensamentos relacionados à fruta, como a mercearia de onde você comprou, seu valor nutritivo etc. Você deve permanecer calmo e ignorar todos esses pensamentos. Concentre toda a sua atenção na fruta sem pensar em mais nada e examine sua forma, sabor, cheiro e a sensação que você sente ao tocá-la.

 

Exercício: 7

Encha um copo pequeno cheio de água. Colocando os braços diretamente à sua frente, segure-o pelos dedos. Agora, fixe os olhos no vidro, concentrando toda sua atenção nele. Ao fazer isso, tente manter seu braço tão firme que nenhum movimento se torne perceptível. Faça isso por um minuto e depois aumente gradualmente para cinco. Este exercício deve ser feito com um braço e depois com o outro.

 

Exercício: 8

Pegue um pequeno objeto simples, como uma colher, garfo ou um copo. Agora, concentre-se em um desses objetos, observando-o de todos os lados sem qualquer verbalização, isto é, sem palavras em sua mente. Apenas se concentre em observar o objeto de perto sem pensar nisso.

 

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Exercício: 9

Só tente este exercício depois de ter ganho proficiência nos exercícios acima. Desenhe uma pequena figura geométrica de cerca de 3 polegadas em dimensões, como um triângulo, retângulo ou um círculo. Pintá-lo com qualquer cor e, em seguida, concentre-se olhando apenas a figura que você desenhou e nada mais. Afaste quaisquer pensamentos ou distrações não relacionados, de modo que apenas a figura exista para você e nada mais. Concentre sua atenção apenas na figura, mas não tente esticar os olhos. Depois de ter dominado isso, você pode tentar visualizar a figura com os olhos fechados. Se você esquecer a aparência da figura, abra os olhos por alguns segundos; observe a figura e feche os olhos para continuar com o exercício.

 

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Exercício: 10

Comece sentado em uma cadeira confortável e veja quanto tempo você pode ficar parado. Isso pode parecer fácil, mas é bastante difícil fazer inicialmente. Tudo que você precisa fazer é centrar sua atenção em ficar quieto. Certifique-se de que você não está fazendo nenhum movimento muscular involuntário como balançar pernas ou mexer os dedos.

Com pouca prática você será capaz de se sentar imóvel sem um movimento dos músculos por 15 minutos. Você pode começar sentado em uma posição relaxada por 5 minutos. Uma vez que você é capaz de fazê-lo perfeitamente, aumente gradualmente o tempo para 10 minutos e depois para 15 minutos. Não se esforce para ficar parado. Este exercício é ótimo para relaxar completamente.

 

Exercício: 11

Mova sua cadeira pela mesa e coloque suas mãos sobre ela, cerrando os punhos e mantendo as costas da mão sobre a mesa de forma que o polegar seja dobrado sobre os dedos. Agora olhe atentamente para o punho por um tempo e depois estenda seu polegar gradualmente. Enquanto isso, toda a sua atenção deve ser focada neste ato como se fosse uma questão de grande importância. Depois disso, estenda o primeiro dedo seguido do segundo e assim por diante até abrir todos eles. Em seguida, inverta o processo, primeiro fechando o último aberto e depois o resto para trazer seu punho na posição original com o polegar fechado sobre o dedo. Este exercício deve ser feito com uma mão e depois com a outra, de modo que cinco repetições sejam realizadas com cada mão. Depois de dominá-lo, você pode aumentá-lo para dez vezes em alguns dias.

 

Exercício: 12

Este exercício permite que você se concentre por dentro. Comece por se deitar e relaxar completamente os músculos. Agora concentre-se no seu batimento cardíaco sem prestar atenção em mais nada. Pense no seu coração e em como ele bombeia sangue para todas as partes do corpo. Enquanto isso, tente visualizar o sangue deixando seu coração e fluindo em um riacho até os dedos dos pés. Pense em outra foto com sangue fluindo pelos braços até as pontas dos dedos. Depois de fazer este exercício, você pode realmente sentir o sangue passando pelo seu sistema.

 

Exercício: 13

Sente-se em uma cadeira na posição vertical, mantendo as costas altas. Agora, pressionando um dedo contra a narina direita, respire profundamente. Inspire suavemente a respiração ao contar até dez e expire a respiração pela narina direita, contando até dez. Repita este exercício com a outra narina. Este exercício deve ser repetido pelo menos 20 vezes em cada sessão.

 

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Exercício: 14

Em pé na frente do espelho, faça duas marcas em um nível com seus olhos e imagine-os como dois olhos humanos olhando para os seus. Você pode piscar um pouco inicialmente, mas manter-se ereto sem mexer a cabeça. Todos os seus pensamentos devem estar concentrados em manter a cabeça perfeitamente quieta e evitar que outros pensamentos entrem em sua mente. Agora, mantendo a cabeça, os olhos e o corpo quietos, pense que se parece com uma pessoa de confiança, alguém em quem qualquer pessoa confiaria. Assegure-se de que a sala em que você está está bem ventilada. Pratique respiração profunda na frente do espelho. Você sentirá que permeia todas as células; sua timidez é substituída por uma sensação de paz e poder, deixando você mais concentrado. Este exercício deve ser praticado por 3 minutos.

 

Exercício: 15

Este exercício está preocupado com o foco nos sons. No nosso dia a dia, continuamos ouvindo vários sons. Tente se concentrar em um som específico, como uma voz. Então deliberadamente mude para outro som como o de um pássaro. Novamente mude para outro som, diga o som do tráfego. Continue a alternar entre os sons depois de focar em um som por um minuto. Este exercício também pode ser feito visualmente, concentrando-se na pessoa ou coisa que está criando o som e se concentrando em outro. Certifique-se de que, enquanto se concentra em um som específico, você não pensa ou ouve qualquer outra coisa.

 

Exercício: 16

Desenhar e colorir são ótimas atividades para manter o cérebro relaxado e estimular a criatividade. Também melhora seus níveis de concentração. Como é uma tarefa que envolve foco completo ao mesmo tempo, a coloração melhora os poderes de concentração de um indivíduo. Mantém a mente envolvida na única atividade em mãos. Crianças e adultos se beneficiam muito de atividades criativas, como desenhar, pintar e colorir. Concentração melhorada é uma delas. Você pode usar páginas para colorir para ajudá-lo no desenvolvimento desta habilidade essencial de concentração.

 

Então, amigos, vocês planejam experimentar esses exercícios para melhor concentração?

 

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Fonte: http://www.stylecraze.com/articles/simple-concentration-exercises/

Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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