10 RITUAIS SIMPLES PARA UM DIA MELHOR

Há pouco tempo eu fiz curso online O Poder do Foco do Master Choach Paulo Vieira e realizei muitos progressos comportamentais em poucos dias com a adoção de pequenos rituais, então resolvi compartilhar uma pequena parte do conteúdo aprendido neste artigo, pois como foi útil para mim, possivelmente será para você.

Se você parar para pensar há dias em que vivemos no piloto automático, cumprindo rituais (comportamentos automáticos), alguns cheios de sentido e produtivos e outros completamente sem noção.

Como seria se você pudesse direcionar os seus hábitos de forma a se tornar uma pessoa muito mais produtiva, eficiente e tranquila? E se você pudesse adquirir rituais simples que melhorassem a sua saúde?

Existe um estudo que diz que basta 21 dias de dedicação para adquirir um hábito ou um conjunto deles, neste caso, pode ser entendido como um ritual.

 

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Técnica 1 – Quebrar o ritual em pequenos pedaços

Uma das técnicas que aprendi no curso O Poder do Foco é partir o hábito pretendido em pequenas partes, de forma a tornar a sua prática  simples e gerenciável. A técnica funciona assim:

 

Você pega o hábito desejado e dividi-o em pequenos hábitos e dedica-se praticar uma parte do mesmo. Veja o exemplo:

O problema: Você é odeia lavar vasilhas e vive deixando a pia da sua casa cheia, suja e bagunçada.

Hábito novo: Lavar vasilhas após refeições e manter uma pia em ordem.

 

Dividindo o hábito:
1 – Separar como vasilhas e colocar-as em ordem na pia, pratos, copos, potes, talheres, etc.
2 – Lavar as vasilhas e coloca-las no escorredor
3 – Secar para guardar
4 – Limpar a pia

 

Comece por praticar o passo 1 por dois ou três dias e perceba que o simples fato de organizar as vasilhas para o próximo passo já resultará em um ambiente visualmente mais adequado. Após concluir o passo 1, relaxe e vá descansar.

Nos próximos dias evolua para o passo 2. Lave as vasilhas, coloque no escorredor e vá descansar. Observe que há sempre um momento de descanso e relaxamento após a “atividade desagradável”. Este recurso te ajudará a treinar o seu cérebro para adquirir um hábito, a prática condicionará o seu comportamento. Fazendo isso diariamente você envia ao cérebro uma mensagem e diz que depois do “sacrifício” há uma recompensa.

Prossiga assim, até concluir todos os passos. Por fim, propomos que marque o tempo de realização dos quatro passos quando realiza-los todos de uma vez, assim você racionalizará e tomará consciência de que aquela atividade lhe faz ganhar tempo ao invés de perder tempo.  No fundo você vai perceber que estava fugindo de uma atividade de fácil solução que leva somente 15 minutos. 

Atividade concluída. Que ótimo! Parabenize-se e relaxe.

 

Vamos um reflexão:
Você caminhou por pequenos passos seguidos por recompensas de relaxamento. Isso funciona para treinar animais irracionais e funciona também com animais racionais como eu e você, basta praticar.

 

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Técnica 2 – Entenda o porquê

Outro coisa  que aprendi foi a importância de se concentrar diariamente não “por que” do hábito.

Por que você está fazendo isso?
Qual o significado para você?
Qual é o contexto maior?

Para que você entenda perfeitamente como a adoção de rituais simples podem criar melhorias para você, providenciarmos algumas comparações simples que vão facilitar o raciocínio.

 

Simples vs. Complicado

Palavras tem poder e evocam sentimentos. Imagine se o título desse artigo fosse “10 Rituais complicados para um dia melhor“, você não estaria lendo agora. Nossas vidas já são complicadas o suficiente, então sempre que possível, simplifique as suas ações e atividades diárias. Toda ação, ideia, decisão e conceito podem ser simplificados e digeridos um pouco de cada vez.

Quando estiver diante de um problema, antes e começar a fazer drama e se vitimar, pense:

  • Tenho poder suficiente para resolver esse problema?
  • Conheço alguém pode solucionar esse problema?
  • Quais serão as consequências desse problema e como poderei amenizá-las?
  • Quais são os aprendizados que esse problema me proporcionou?…

Fazendo estas reflexões você enxergará o problema sob outra ótica e perceberá que ele não é tão grande quanto você viu a primeira vista.

 

Ritual vs. Hábito

Mesmo fazendo um curso de mudança de hábitos poderoso como O Poder do Foco, se você não estiver mergulhado em um  propósito de vida, não terá recursos emocionais para obter motivação e força para manter um ritual de prosperidade em sua vida. Você tentará adquirir e praticar novos hábitos e rituais de evolução pessoal, mas esbarrará na falta de significado. 

O que te faz levantar todas as manhãs e fazer o que você faz?

A palavra “ritual”, também um sugere algo cerimonial, espiritual, significativo. Os rituais não são apenas um meio para um fim, eles transformarão quem você é, causarão avanços significativos na forma como você vive.

 

Que entender de uma vez por todas a força que tem uma pessoa movida por propósito, então leia esse artigo:

PROPÓSITO DE VIDA: A mulher do fim do mundo nunca se perdeu no caminho.

 

Melhor vs. melhor

Tornar-se a sua melhor versão deverá ser um objetivo infindável. O entendimento que eu imagina da minha “melhor versão” quando eu tinha 25 anos e completamente diferente da minha ideia disso agora. Assim, o conceito de “melhor” oferece mais liberdade de movimento e mudança, ou seja, você sempre pode melhorar. Isso sugere continuação de aprendizagem e crescimento para sempre. Atualize com frequência esse seu conceito de “melhor”, e tome medidas para aprimoramento pessoal de forma que isso te mova nessa direção.

 

Leia também: 25 HABILIDADES ESSSENCIAIS – Eu Queria Que Alguém Tivesse Me Ensinado Quando Eu Era Mais Jovem

 

 

Com base nesses conceitos, aqui estão 10 rituais simples que eu acho útil para um dia melhor:

 

1. Ritual de despertar

Quando você acorda, comece o dia com gratidão. Passe alguns minutos na cama pensando nas suas bênçãos. Em seguida, defina o tom para o dia, pensando em três coisas que você pode realizar hoje. Podem ser tão pequenos como abraçar seu filho. Então, uma vez que você se levanta, dê um minuto para o seu corpo. Antes de correr para o banheiro ou chuveiro, faça o sangue fluir e os músculos se afrouxarem.

Neste primeiro ritual quero contribuir com um depoimento:
Quando faz o método CIS que é uma imersão de inteligência  emocional de três dias realizada pela Febracis e ministrada pelo Paulo Vieira, eu aprendi o que é gratidão . Aliás, eu acha que praticava a gratidão, mas confesso, eu não sabia o que era ser grata até passar por essa experiência transformadora.

Eu não pratico esse ritual pela manhã, mas sim no fim do dia. Pego o meu caderno de reflexões e anoto três coisas pelas quais sou grata naquele dia. Em seguida faço a minha meditação diária, por fim repito para mim ou meu propósito de vida e vou dormir. 

Escolhe o que for mais prático e significativo para você.

Para que você entenda um pouquinho sobre a gratidão e como ela pode transformar a sua vida, separamos uma aula sensacional. Abra os ouvidos, separe 1o  minutos e assista.

 

 

2. Ritual de Sustenância

Eu gosto dessa palavra de “sustento”. Ele dá muito mais significado do que “comida” ou “dieta”. Nós comemos para sustentar nosso corpo, que abriga a nossa alma. Comer pode e deve ser prazeroso, desde que o alimento forneça sustento. Há tantas razões para fazer poucas escolhas alimentares, então eu acho que anotar o que eu como  me ajuda a manter-me responsável por cuidar do meu corpo de uma maneira que o sustento em vez de prejudicá-lo. Mantenha um caderno na sua cozinha ou na sua bolsa, e apenas anote tudo o que você está colocando na sua boca.

É difícil discutir com a realidade! No fim da semana, olhe esse caderno e avalie. Você se cuidou ou se prejudicou?

A fome emocional te leva a substituir o prazer do equilíbrio emocional pelo prazer da comida.

Pessoas que não são amam, não se preocupam com a saúde a ponto de assumir a responsabilidade por ela.
Pessoas que não cuidam das suas emoções e seus próprios hábitos, se tornam viciadas em comida, principalmente em carboidratos.

Como está o seu corpo?

 

3. Ritual do espaço de trabalho

Eu sou especialista em bagunçar a  mesa de trabalho. Na verdade, tenho debatido se devo terminar esta publicação agora ou limpar minha mesa primeiro. Um espaço de trabalho limpo remove as distrações, limpa sua mente, elimina a ansiedade, acalma, causa sensação de bem estar e estimula a criatividade. Tome um momento para limpar e organizar seu espaço de trabalho. Desculpe-me por um momento – preciso limpar minha mesa.

Ambientes desordenados remetem a vidas desordenadas. Olhe em volta. O que você vê?

 

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4. Dê significado ao Ritual

Antes de começar uma atividade de trabalho (escrita, treinamento, pesquisa, etc.), tomo um momento para mim e defino o significado daquela atividade. Às vezes estou fazendo algo para conectar com pessoas. Às vezes é para servir. Às vezes simplesmente para gerar a renda que sustenta a minha família Se você tiver uma tarefa ou projeto que pareça sem sentido (ou seja: pagar contas, limpar meu e-mail, etc.) dedique essa atividade a alguém, às vezes dedico o projeto a alguém que eu amo. Talvez seja bobo, mas isso me faz sentir motivado.

Ex .: vou pagar escolada minha filha porque a amo e conheço  e desejo que ela esteja bem preparada no futuro.

 

5. Ritual de foco

 

Eu tinha muita dificuldade para me concentrar até conhece o curo O Poder do Foco e confesso que as vezes é difícil me concentrar porque eu trabalho em casa, e durante o verão, há distrações frequentes, pois meus sobrinhos estão em casa o dia todo e requerem a minha atenção com frequência. Combino com eles que preciso de privacidade por uma hora para me concentrar no meu trabalho, exemplo: 1 hora sem interrupções. Isolo uma pequena tarefa e termino-a dentro do temo estipulado. Em me permito uma pausa de 20 minutos com eles. Logo depois volto o foco para outra tarefa.

 

Veja como o foco pode transformar todas as áreas da sua vida: Assista – Foco Múltiplo

 

6. Ritual de Pausa

90% do meu trabalho é realizado no computador, então para certificar-me que o meu corpo está disposto o suficiente para aguentar a minha jornada de trabalho, dou ao meu corpo uma pausa. Paro e olho para a paisagem por alguns minutos, descanso os meus olhos, respiro, ouço os sons a minha volta. Eu me levanto e me alongo, ando pela casa, corro no mesmo lugar – preciso mover o meu corpo.

Qual é o seu ritual de pausa?

Não tem. Mesmo que você não trabalhe m casa, assim como eu. Dê-se vá para o banheiro, alongue-se, faça exercícios

de respiração, pense algo bom e positivo para alimenta a sua mente com boas energias.

Você sabe que a sua fisiologia pode alterar o seu estado emocional?
Você pode mudar um sentimento de tristeza, de raiva sozinho mudando sua postura e sua expressão facial, isso é ciência.

 

7. Drink Water Ritual

Depois de ter meu café da manhã, mantenho uma garrafa de água na minha mesa o dia todo. Eu reabasteço-a smpre que chega ao fim. Permanecer hidratado mantém minha mente alerta e diminui a fome. Eu tento beber dois litros de água por dia e a noite dou preferência aos chás relaxantes.

 

8. Exercício antes do banho / Cama Ritual

Meu padrão é trabalhar algumas horas da manhã antes de tomar banho. É bom ter esse luxo trabalhando em casa. Eu tenho um conjunto de pesos nas mãos em meu banheiro, antes de entrar no banho, faço três series para bíceps ou tríceps e alguns agachamentos. Isso leva cerca de dez minutos. Antes de ir para a cama, faço outra rotina de dez minutos de algum tipo para os meus braços e pernas e / ou abs.

 

9. Prática de Ritual Espanhol

Esta é nova para mim. Em setembro vou  para a Argentina com minha amiga Larissa para visitar nossa amiga em comum Carolina. Eu decidi melhorar  um pouco o meu espanhol. Eu fiz algumas pesquisas em vários programas e encontrei um curso de auto-estudo que não é muito caro. Duas horas por dia até a viagem.

 

10. Ascenda uma vela e leia

Este ritual incorpora tantas coisas adoráveis.

Comprei um topper de penas para meu colchão. É tão gostoso e luxuoso, tão macio que pareço estar envolvido em um marshmallow. Eu geralmente rolo de um lado para o outro no topper aproveitando uma sensação deliciosa. Eu adoro ler, então eu sempre tenho um bom livro ao lado da cama, sem qual me dedico todas as noites. Depois de me sentir mais relaxado. Acendo uma vela de jasmim ou de lavanda na minha mesa de cabeceira, faço o meu exercício de gratidão e durmo simplesmente no paraíso.

Esses são meus rituais – talvez alguns pareçam interessantes para você. Por favor, compartilhe alguns dos seus próprios rituais para um dia melhor para que possamos aprender uns com os outros. Deixe aqui nos comentários.

 

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Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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