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GUIA COMPLETO PARA TRANSIÇÃO DE CARREIRA – PARTE II

Se você está chegando nesse artigo agora e ainda não leu a primeira parte do Guia Completo Para Transição de Carreira, antes de iniciar a leitura, clique aqui e leia a PARTE I

 

Este guia é composto por três partes, são elas:

 

PARTE I – JUNTAR DINHEIRO

PARTE II – ORGANIZAR O TEMPO

PARTE III – COMEÇAR A EMPREENDER

 

 

PARTE II – COMO ORGANIZAR O TEMPO PARA EMPREENDER AINDA EMPREGADA

 

 

 

 

CRIE UMA ROTINA DE TRABALHO PRODUTIVA

 

Ao fazer uma transição de carreira e conciliar o emprego atual com um novo negócio, a tendência é que você fique sobrecarregada e, quando menos perceber, estará se sentindo cansada e ainda mais frustrada por não conseguir dar conta de todas as atividades.  A sua rotina será mais atribulada nesse momento de mudanças e, em alguns dias, pode até chegar a parecer que 24 horas não são suficientes para dar conta do trabalho, do negócio e da família. No entanto, com um pouco de organização, é possível deixar a sua rotina mais produtiva e não precisar de desesperar com a pilha de coisas que ainda precisam ser feitas. Confira alguns passos:

 

 

LISTE E ORGANIZE SUAS ATIVIDADES

 

 Ao começo ou ao final de toda semana, tire algumas horas para listar tudo o que precisa ser feito naquele período. Essa é uma ótima forma de organizar a sua rotina e se planejar melhor para os dias que virão.  Assim que você souber tudo o que precisa ser feito, comece a organizar os dias e, depois, as horas de trabalho. Lembre-se de que é necessário também aprender dosar as atividades, intercalando reuniões e visitas a fornecedores com as horas de trabalho no seu emprego atual e as horas necessárias para se dedicar ao seu negócio. Outro ponto importante é sempre deixar um espaço para imprevistos, já que uma reunião em cima da hora ou um compromisso pessoal podem aparecer sem aviso, e você precisa ter uma folga no planejamento para não se desesperar.  Com esse tipo de planejamento, você evita acumular tarefas e ainda consegue organizar os seus compromissos para que eles não interfiram na carreira ou na vida pessoal.

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ORGANIZE OS SEUS AMBIENTES DE TRABALHO

 

Nesse momento de transição, você vai acabar trabalhando em dois (ou mais) escritórios diferentes: o do seu atual emprego e na sua casa. Para não ficar sobrecarregada e nem começar a misturar os assuntos, a organização do espaço de trabalho é fundamental. Limpe a sua mesa no trabalho atual para facilitar o seu dia a dia e agilizar a entrega das demandas. Em casa, tente criar um espaço de trabalho que seja agradável, bem iluminado e que possua tudo o que você precisa, como notebook, material de escritório e telefone. Dessa forma, quando você se sentar para trabalhar, ficará mais focada e não precisará parar a todo momento para procurar por alguma coisa que não sabe onde está.

 

 

GERENCIE SUAS ATIVIDADES

 

Empreender é sinônimo de saber gerenciar, e isso envolve tanto os seus sócios e funcionários quanto as suas atividades. No começo, a tendência é que você precise absorver mais funções e colocar a mão na massa, por isso, é fundamental que você crie uma rotina para acompanhar a evolução de todas as tarefas e analisar se o seu negócio está caminhando na direção certa. Esse é um ótimo hábito para aplicar também na sua vida pessoal e nas finanças. Determine uma frequência para relembrar tudo o que foi planejado e entender se você está caminhando na direção certa ou se precisa redefinir algo para atingir seus objetivos.

 

 

FAÇA PAUSAS E CUIDE DE VOCÊ

 

Não se esqueça de que, quando estamos cansados, doentes ou sobrecarregados, as coisas não vão para frente e fica muito mais difícil de seguir com o planejamento e focar nos objetivos. Por isso, é muito importante que você dedique um tempo para si mesma e para a sua família. Relaxe, pratique um hobby e tire alguns momentos para esquecer do trabalho, do negócio e das preocupações. Esse tipo de atitude vai deixá-la revigorada e disposta para produzir melhor.

 

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FAÇA UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EFICIENTE

Muitas vezes, apenas planejar como será a sua semana pode não ser suficiente para garantir o cumprimento de todas as tarefas e ainda conseguir aproveitar o final de semana com tranquilidade. Por isso, é importante dar um passo além e montar um cronograma diário de atividades. Esse pode parecer um hábito controlador, e talvez até um pouco neurótico, mas você verá que organizar o seu dia dessa maneira tornará a sua rotina muito mais produtiva.

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DEFINA AS PRIORIDADES

 

Definir as atividades que são essenciais e aquelas que podem ser deixadas para depois é uma tarefa muito mais difícil do que imaginamos, já que a tendência é colocarmos tudo na coluna do “precisa ser feito com urgência”. Antes de montar o seu cronograma de atividades, veja o que realmente é vital e o que pode ser deixado para depois. Participar de uma reunião com um fornecedor importante, por exemplo, provavelmente é muito mais importante para o seu negócio do que não perder o horário na manicure.

 

 

 TAMANHO NÃO É SINÔNIMO DE PRODUTIVIDADE

 

Muito cuidado na hora de listar suas tarefas do dia para não querer abraçar o mundo todo de uma só vez. Criar uma agenda extensa de trabalho não é nem de perto sinônimo de que você terá uma semana produtiva. Pelo contrário, na maioria das vezes, quanto mais queremos fazer, menos acabamos conseguindo realizar.  Comece com o que é fundamental e vá aumentando a quantidade de tarefas conforme for se adaptando à nova rotina ou, até mesmo, for se desvencilhando do seu emprego atual.

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SAIBA O MOMENTO DE PARAR

 

Outro grande erro que costumamos cometer ao organizar as nossas atividades é perder a noção do tempo e virar noites a fio trabalhando. Tome cuidado para não deixar o descanso e a vida pessoal de lado ou trabalhar tanto a ponto de ficar exausta ou doente. Organize a sua rotina e determine um horário para “bater o ponto”. A tendência é que você produza muito mais, justamente porque saberá que tem menos horas para concluir as tarefas.

 

 

NÃO CONFUNDA ORGANIZAÇÃO COM ESCRAVIDÃO

 

Organizar a sua rotina e listar as atividades que precisam ser feitas é fundamental para ser mais produtiva e conseguir dar conta de tudo. No entanto, isso não quer dizer que você precisa seguir à risca tudo o que planejou e nem que precisa se tornar uma escrava do cronograma. Lembre-se que você está fazendo isso para se organizar, não para deixar a sua vida pessoal e seus objetivos de lado e virar uma workaholic sem tempo para mais nada.

 

 

ELIMINE OS VILÕES DA PRODUTIVIDADE

 

Elimine os vilões da produtividade Aquela espiadinha no Facebook e o hábito de checar os e-mails a cada 5 minutos com certeza estão te atrapalhando mais do que colaborando para você seja uma pessoa informada e produtiva. Muitas vezes, mesmo com a organização e o cronograma de atividades, nos atrapalhamos porque somos interrompidos a todo momento ou porque a vontade de procrastinar é mais forte do que o ânimo de concluir todas as tarefas.  Por isso, tentar minimizar os grandes vilões da produtividade — como interrupções frequentes do seu chefe ou de colegas de trabalho e olhadinhas nas redes sociais — pode ajudar a tornar a rotina muito mais produtiva e, até mesmo, a finalizar as tarefas mais cedo. Veja algumas soluções:

 

NEGOCIE TRABALHAR DE CASA

 

Nessa fase de transição de carreira, nada melhor para tornar o seu tempo mais produtivo do que trabalhar de casa. Além de eliminar totalmente o vilão número 1 da produtividade, o chefe, você consegue se concentrar melhor e não perde horas a fio no trânsito. Só tome cuidado para não substituir o chefe por outras distrações, como cuidar da casa e ir ao mercado no horário em que deveria estar trabalhando.

 

 

ENCARE REDES SOCIAIS E E-MAILS COMO PAUSAS

 

Ler e-mails a todo momento não faz de você uma pessoa mais produtiva, pelo contrário. Parar para ver o que há de novo na caixa de entrada faz com que você perca o foco no que estava fazendo e, muitas vezes, até mude de tarefa sem perceber. Olhar as redes sociais, então, nem se fala! Coloque no seu cronograma diário alguns momentos de pausa para ler e-mails e checar o Facebook. Dessa forma, você não se distrai e fica muito mais focada nas atividades que precisam ser concluídas.

 

 

INVISTA EM FERRAMENTAS DE TRABALHO

 

Outro grande vilão da produtividade são os problemas técnicos com os computadores. Toda vez que ele trava, a sua internet cai ou um site demora para carregar, você perde o foco naquilo que estava fazendo e atrasa o cronograma. Para empreender e fazer a sua transição na carreira, será necessário fazer alguns investimentos e uma boa ferramenta de trabalho é o primeiro deles. Por isso, compre um computador bom e invista em uma internet de alta velocidade. Assim, ficará muito mais fácil de cumprir com as atividades e ser mais produtiva.

 

Como Definir Metas Para 2018

ENCONTRE O SÓCIO CERTO PARA DIVIDIR AS TAREFAS

 

Levar o seu negócio adiante sozinha é uma tarefa bastante complicada, mas não é impossível. No entanto, você precisa analisar se esse realmente é o momento de começar em uma nova empreitada sem alguém para dividir as responsabilidades e, ainda, manter o ritmo no emprego atual. Além disso, alguns modelos de negócio exigem que haja mais de um empreendedor à frente para que ele se desenvolva e cresça de maneira saudável. Mas como escolher o sócio certo para ajudá-la nessa tarefa?

 

 

IDENTIFICAÇÃO E CONFIANÇA

 

Pense que uma sociedade e um casamento são situações bastante parecidas. Assim como você não se casaria com uma pessoa com quem não se identifica, também não deve assumir um compromisso tão importante com um sócio que não tem nada a ver com você e te faz sentir insegura. Além disso, quando você empreende com alguém que já conhece, o ritmo de trabalho é muito melhor, uma vez que não há a necessidade de passar por aquele período em que os dois ainda estão com um “pé atrás” por não saberem como o outro pensa e se compromete com os projetos.

 

 

PERFIS COMPLEMENTARES

 

Escolher um sócio de confiança é diferente de escolher uma pessoa que pensa igual a você e possui as mesmas habilidades. A vantagem de uma sociedade é poder contar com o apoio de outra pessoa que tenha conhecimentos e formação complementares às suas. Dessa forma, um pode acrescentar novos pontos de vista ao outro e fazer com que o negócio tenha uma harmonia muito maior do que quando ambos possuem exatamente a mesma maneira de enxergar as coisas.

 

 

RECURSOS DISPONÍVEIS

 

Dificilmente você terá todos os recursos necessários para empreender sozinha, sejam eles financeiros ou de conhecimento. Escolha alguém que possa contribuir de forma substancial para o seu negócio e trazer elementos que você não conseguiria suprir se atuasse por conta própria.

 

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DESCUBRA COMO O COACHING PODE AJUDAR A ORGANIZAR SEU TEMPO

 

Você sabia que existem algumas técnicas de coaching que podem ajudar na tarefa de organizar o seu tempo? O coaching faz com que nos tornemos mais conscientes de nossas escolhas e assumamos o controle sobre nossas vidas e carreiras. Por isso, nos tornamos mais focados e produtivos.

 

Selecionamos uma aula sobre metas bem estabelecidas. Assista e tome nota das dicas do Master Coach Paulo Vieira

A ferramenta é dividida em…
1) QUANDO: Em quanto tempo você quer adquirir ou realizar algo?
2) ESPECÍFICO: O que exatamente você quer realizar e como quer realizar?
3) DESAFIADOR: Você pretende estabelecer metas ainda maiores, mas não se desafia ou arrisca a fazer algo com um nível maior de complexidade?
4) POSITIVO: Dizer o que você quer e não o que você não quer
5) ECOLÓGICO: A sua realização ou aquisição é boa para você e para todos que estão ao seu redor?
6) CONTROLE: Está ao seu alcance? É possível?

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ASSUMA O CONTROLE DO TEMPO

 

Já falei aqui no guia que dedicar um tempo para descansar e cuidar de si mesma é fundamental nesse momento de transição e interfere diretamente na sua produtividade. Para que isso aconteça, no entanto, você precisa assumir o controle do seu tempo, encarando a rotina de forma mais racional e se organizando para não deixar de lado um momento para se dedicar a si mesma. Minha dica é aproveitar a parte da manhã, enquanto a sua família ainda está dormindo, para fazer as suas atividades pessoais, planejar a semana, organizar as ideias e tirar alguns minutos para relaxar e refletir sobre os novos rumos que a sua vida está tomando. As manhãs também são ótimas para praticar exercícios, ler um livro ou fazer aquele curso que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo. Se você está pensando que isso é impossível ou que acordar cedo não é para você, comece devagar. Acorde alguns dias 15 minutos mais cedo e vá adiantando o despertador gradativamente. Em poucas semanas, você começará a notar que seu dia está mais produtivo e você se sente mais disposta e feliz.

 

A autora Silvia Pahins é uma consultora fenomenal que ajuda pessoas comuns assim como eu e você a tirar ideias do papel, colocar sonhos de empreendedorismo em prática e a explorar novos possibilidades profissionais.

 

Conheça o site da Autora: http://silviapahins.com/

 

Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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