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TREINAMENTO DE CONCENTRAÇÃO: 11 Exercícios que Fortalecerão Sua Atenção

Neste artigo sobre o domínio de sua atenção, enfatizamos o fato de que a atenção não é apenas a capacidade de se concentrar em uma única tarefa sem se distrair, mas, de fato, é constituída por vários elementos diferentes que devem ser efetivamente gerenciados.

Pesquisas demonstram que os indivíduos que podem sustentar sua atenção por longos períodos de tempo apresentam melhor desempenho em todos os tipos de desafios cognitivos do que aqueles que não podem.

Um homem com uma capacidade de atenção de dispersão só poderá experimentar um plano de existência; Ele pode atravessar a superfície do vasto conhecimento e sabedoria do mundo, mas é incapaz de mergulhar mais fundo e descobrir os tesouros abaixo. O homem com firmeza de foco pode fazer os dois; 

Ele é o capitão do barco e o mergulhador de pérolas e o mundo é verdadeiramente sua ostra.

Se você tem um objetivo para aprender e entender o quanto sobre o mundo possível, antes de morrer, fortalecer seu poder de concentração não é uma opção, é uma necessidade.

 

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Pense em sua mente como um músculo

Quando se trata de reforçar a atenção, encorajamos você a pensar em sua mente como um músculo. Os paralelos entre o fortalecimento do seu corpo e o fortalecimento da sua mente são de fato tão próximos que não é realmente uma analogia como uma descrição da realidade.

Seus músculos físicos e seus “músculos” de atenção têm uma força limitada em qualquer momento, sua resistência e poder podem se atrofiar de inatividade ou se fortalecer a partir de exercícios vigorosos e propostos, e eles exigem descanso e recuperação depois de terem sido intensamente exercido.

Então, coloque seu cinto de segurança e deixe a mente aberta. Nós vamos atacar o ginásio mental e transformar seu foco em uma arma de evolução pessoal. Abaixo, você encontrará o plano de treino do seu cérebro.

 

Treinamento de Concentração: 11 Exercícios que Fortalecerão Sua Atenção 

Você nunca terá grandes músculos sentados no sofá durante todo o dia, e você nunca desenvolverá incríveis poderes de concentração, apenas lendo Buzzfeed e assistindo Tosh.O. Os músculos da mente, assim como seus músculos físicos, precisam de resistência ; eles precisam de desafios que esticam seus limites e, ao fazê-lo, cultivam suas fibras de foco. Abaixo, descrevemos exercícios que reforçarão seu foco para que você possa começar a levantar cargas cognitivas mais pesadas e pesadas.

 

Treinamento de Concentração | Exercício 1 – Aumente gradualmente a força do seu foco

Se você decidir que deseja entrar em forma fisicamente, mas está começando no ponto zero, o pior que pode fazer é lançar-se num programa de treinamento extremo – você acabará ferido, desencorajado ou ambos, e você vai Parta antes mesmo de começar.

Da mesma forma, Se a sua capacidade de atenção é atualmente bastante flácida, é melhor construir lentamente o peso que você pede para levantar. Nesta série, mencionamos a tentativa do “Método Pomodoro” em que você trabalha, digamos, 45 minutos seguidos e, em seguida, permita-se um intervalo de 15 minutos. Mas para muitos de nós, 45 minutos também podem ser uma maratona mental!

Então, comece com um objetivo muito fácil e faça o seu caminho até lá. Defina um cronômetro por 5 minutos e se concentre completamente em seu trabalho / leitura para esse período de tempo. Em seguida, faça uma pausa de 2 minutos antes de ir novamente por mais 5 minutos. Cada dia, adicione mais 5 minutos ao seu tempo de trabalho focado, juntamente com mais 2 minutos para o seu tempo de pausa. Em 9 dias, você deve ser capaz de trabalhar durante 45 minutos seguidos antes de se permitir uma pausa de 18 minutos. Depois de se sentir confortável com essa configuração, você pode trabalhar para alongar suas sessões de foco um pouco, enquanto reduz suas horas de interrupção.

 

Treinamento de Concentração | Exercício 2 – Crie uma lista de tarefas de distração

Como a Internet fez qualquer informação instantaneamente acessível, tendemos a querer procurar algo no momento em que atravessar a nossa mente. “Eu me pergunto o que o clima será como amanhã?” “Em que ano esse filme saiu?” “Eu me pergunto o que há de novo no meu feed do Facebook?” Conseqüentemente, vamos desligar o que estamos trabalhando no instante, estes perguntas ou pensamentos emergem em nossas mentes. O problema é que, uma vez que nos distraímos, leva em média 25 (!) Minutos para retornar à nossa tarefa original. Além disso, deslocando nossa atenção para trás e para a frente drena sua força.

Então, para manter a tarefa, sempre que algo que você deseja verificar aparece na sua cabeça, basta anotá-lo em um pedaço de papel ao seu lado (ou talvez no Evernote para você tipos de tecnologia) e prometa-se que você será capaz de procure-o assim que sua sessão de focagem terminar e seu tempo de pausa chegou.

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 3 – Construa sua força de vontade

Atenção voluntária e força de vontade estão intimamente entrelaçadas. Nossa força de vontade nos permite ignorar deliberadamente as distrações enquanto permanecemos focados na tarefa em questão. 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 4 – Medite

Em um estudo, 140 voluntários participaram de um curso de oito semanas em treinamento de meditação. Após as oito semanas, todos os voluntários mostraram melhorias mensuráveis ​​no período de atenção, bem como outras funções mentais executivas.

Você não precisa gastar seus dias meditando em um mosteiro para tirar proveito de seu poder de aumentar a atenção. A pesquisa mostrou que apenas 10 a 20 minutos de meditação por dia farão uma enorme diferença. Além disso, você verá melhorias na sua atenção em apenas quatro dias de dedicação.

Então, se você quer o poder de se concentrar em seus estudos por horas de cada vez, comece suas manhãs apenas concentrando sua respiração por alguns minutos.

 

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Treinamento de Concentração | Exercício 5 – Pratique a atenção plena ao longo do dia

Além de dedicar 10 a 20 minutos por dia para a meditação consciente, os especialistas em atenção recomendam oportunidades para praticar atenção plena ao longo do dia. A atenção plena é simplesmente se concentrar completamente no que você está fazendo, desacelerando e observando todas as sensações físicas e emocionais que você está experimentando nesse momento.

Você pode praticar atenção plena quando come, enquanto leva tempo para mastigar sua comida e concentrar-se em seus sabores e textura. Você pode praticar a atenção quando se depila; À medida que cheira o seu creme de barbear, observe o prazer de aplicar uma espuma quente ao seu rosto e arrastar lentamente a navalha através do seu restolho.

Incorporar sessões curtas de atenção plena ao longo do seu dia irá fortalecer e expandir a sua atenção para os momentos em que você realmente precisa.

A atenção plena também pode ajudá-lo a recuar contra as distrações à medida que surgem. Se você está trabalhando em uma tarefa e sente que uma coceira inquieta vá fazer outra coisa, pense em si mesmo: ” Esteja aqui agora “. Nesse momento, traga sua consciência para seu corpo e sua respiração. Depois de alguns segundos focados em sua respiração, você notará que a distração não está mais presente e que você está pronto para voltar ao trabalho.

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 6 – Exercício (seu corpo)

Não só você pode comparar o exercício de sua mente ao exercício de seu corpo, fazendo o último realmente beneficia diretamente o primeiro. Os pesquisadores descobriram que os alunos que participaram de exercícios físicos moderados antes de fazer um teste que mediram o alcance da atenção melhoraram do que os alunos que não exercitaram. Os pesquisadores descobriram que o exercício ajuda principalmente a capacidade do cérebro de ignorar as distrações, embora não estejam exatamente seguras por que. Eu me arriscaria a dizer que a disciplina necessária para impulsionar a dor de um treino fortalece o mesmo suprimento de força de vontade que usamos para ignorar a coceira das distrações para continuar trabalhando / focando.

 

Reprograme o seu cérebro

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 7 – Memorize coisas

Memorizar dados relevantes como valores, datas, fatos históricos, informações econômicas, curiosidades, poemas… podem ajudar a te colocar em destaque em várias situações. Além de ser um truque super legal e fornecer uma fonte de conhecimento para falar em momentos onde você pode impressionar uma plateia ou até mesmo aquela garota em que você está de olho

Memorizar é sem dúvidas uma excelente maneira de exercitar os músculos da mente. Faça uma meta para memorizar um poema ou um verso das escrituras a cada semana, por exemplo.

E quanto aos jogos de treinamento de atenção?

Os jogos de treinamento cerebral receberam muita visibilidade nos últimos anos. Você provavelmente já viu comerciais para Lumosity ou Brain Age na Nintendo DS. Os criadores dos jogos afirmam que gastar apenas alguns minutos por dia a jogar pode melhorar sua atenção, memória e agilidade mental. No entanto, a pesquisa sobre a veracidade dessas reivindicações está dividida.

Alguns estudos indicam que os jogos de treinamento cerebral podem ajudar a melhorar a atenção em crianças com TDAH ou idosos, mas que não beneficiam adultos jovens e saudáveis.

Outros estudos mostram que, embora certos jogos de treinamento cerebral possam aumentar os níveis de atenção, esses ganhos não se cruzam para outras áreas da vida. Em outras palavras, os jogos de treinamento do cérebro podem ajudar as pessoas a prestar melhor atenção e fazer melhor nos jogos de treinamento do cérebro, mas não ajudarão as pessoas a prestarem melhor atenção em aula ou ao estudarem.

Um estudo recente mostrou que um certo tipo de jogo de treinamento cerebral chamado n-back pode melhorar a memória de trabalho (um aspecto importante da atenção) e que a melhoria pode se cruzar para outros desafios cognitivos.

 

 

Não vai doer para experimentá-los como parte do seu programa de treinamento de atenção, mas incluem as outras sugestões descritas aqui também.

 

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Treinamento de Concentração | Exercício 8 – Leia coisas longas lentamente. Lute contra a cultura TL, DR

Com o aumento de tablets, e-readers e smartphones, alguns estudos indicam que a leitura do conteúdo eletrônico em geral subiu quase 40%. Isso é uma coisa boa, certo? Você pensaria assim, exceto que a Slate recentemente fez alguma pesquisa com a ajuda da empresa de análise de sites Chartbeart que determinou que apenas um pequeno número de leitores que iniciam um artigo on-line apenas acabará com isso. Além disso, 38% dos leitores nunca se deslocam para além dos primeiros parágrafos.Então, dizer que a leitura em geral aumentou seria enganosa. 

Ao mesmo tempo, estamos lendo menos livros; um estudo recente mostrou que 44% dos brasileiros não leram um único livro no ano passado e 30% nunca comprou um livro.

Isso é verdadeiramente uma vergonha. Ignorar algo simplesmente porque é longo é perder todo um mundo de conhecimento disponível apenas para aqueles que desejam mergulhar mais profundamente. Definitivamente há um lugar para skimming on-line, e aprender um pouco sobre muito. 

Se você não leu um livro há algum tempo, eu desafio você a escolher um hoje à noite.Realmente tente se concentrar nele. A leitura frequente libertará a sua mente da alienação.

Além dos livros, faça um esforço para ler um ou dois artigos longos por semana. O jornalismo de longa duração, como se chama, está passando por um tipo de renascimento, e a quantidade de qualidade, o conteúdo em profundidade disponível está em um alto histórico. 

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 9 –  Seja Curioso

Quanto mais curioso você for sobre o mundo, maior será o vigor da sua concentração quando se trata de qualquer empreendimento. William James sugere um experimento simples para testar como se tornar curioso sobre o objeto de sua atenção pode prolongar sua capacidade de se concentrar nela:

“Tente observar firmemente a um ponto no papel ou na parede. Você encontra atualmente que uma ou outra coisa aconteceu: seu campo de visão tornou-se desfocado, de modo que agora você não vê nada distinto, ou então você involuntariamente deixou de olhar para o ponto em questão e está olhando em outra coisa. Mas, se você fizer perguntas sucessivas sobre o ponto, como é grande, até que ponto, de que forma, que cor de cor, etc. em outras palavras,  se você pensa nisso de várias maneiras, e junto com vários tipos de associações, você pode manter sua mente nela por um tempo longo. Isto é o que o gênio faz.

Charles Darwin foi um mestre desse conceito. Seus contemporâneos ficaram maravilhados com a capacidade de passar um dia inteiro olhando para animais e plantas. O segredo de Darwin era sua curiosidade incansável – ele poderia descobrir mais e mais sobre um único objeto, abordando vários detalhes, examinando-o de maneiras diferentes, fazendo novas perguntas. Pouco a pouco, ele descascava suas camadas.

 

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 10 – Pratique a escuta atenta

O foco não é apenas útil para empreendimentos intelectuais. É também uma habilidade interpessoal essencialA capacidade de estar totalmente presente com um ente querido ou amigo cria seu relacionamento, intimidade e confiança e com eles. Ao mesmo tempo, fazer um esforço para concentrar toda a sua energia em alguém fortalece os músculos da sua concentração em geral. Então, da próxima vez que você estiver falando com alguém importante para você, ligue a escuta ativa e fique o mis atento possível.

 

 

Treinamento de Concentração | Exercício 11 –  Método para identificar e estabelecer um foco poderoso para a sua vida

Os exercícios acima não só impulsionarão o seu foco, mas também lhe resultarão em outros benefícios. No entanto se você quer dar um salto evolutivo na sua capacidade de identificar e estabelecer um foco na sua vida, você precisa de uma ferramenta poderosa.

Este último exercício te mostrará como a sua vida está muito aquém do que poderia ser se você tivesse obtido esse conhecimento antes. A maioria das pessoas não tem acesso a este conhecimento, pois ele não é ensinado nas escolas ou faculdades. No entanto aqueles que podem acessá-lo se tornam parte dos 5% da população que sabe exatamente o que quer e como conquistar. 

 

Separe alguns minutos e faça esse exercício:

 

Conclusão 

A modernidade nos deu muitos confortos e conveniências, mas também desencadeou uma torrente de estímulos que competem pela nossa atenção. Para viver uma vida verdadeiramente florescente em meio a essa cacofonia de distracções, dominar sua atenção é a chave. No final de sua vida, quem você se tornou, o que você aprendeu e realizou, e quem está lá no final com você será a soma total do que você escolheu prestar atenção a cada ano, dia e hora de sua vida. Será que uma série de vídeos de gatos desses que você toda hora na timeline do Facebook piscarão diante de seus olhos? Ou você vai olhar para trás sobre as conversas profundas que você teve com seus familiares e amigos, os livros que mudaram sua vida e os pequenos detalhes que você descobriu em todos os lugares que você visitou?

Esperamos que o nosso artigo sobre atenção focada tenha levado você a pensar sobre essa habilidade.  Você ficará surpreso quanto sua vida pode melhorar apenas prestando atenção à sua atenção.

 

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Mara Mello

Graduada em marketing, pós graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e Gestão de Serviços, Mara Mello, atua há mais de quinze anos com marketing e desenvolvimento empresarial. Após identificar a necessidade de desenvolver a sua capacidade de estabelecer foco, resolver aprofundar no tema e compartilhar experiências, histórias, casos e ferramentas para que outras pessoas também possam exercitar e compreender O Poder do Foco.

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